• Ligue: +55 41 3028-6500
  • ead@fesppr.edu.br

Pós – Empreendedorismo Social e Negócios Sociais

Busque seu curso

Pós – Empreendedorismo Social e Negócios Sociais

Empreendedorismo Social e Negócios Sociais
Empreendedorismo Social e Negócios Sociais

O propósito deste curso é contribuir para a formação de líderes de transformação social, empreendedores ou intraempreendedores, focando no desenvolvimento de competências e técnicas para a estruturação ou expansão de projetos de impacto.

O curso, de autoria do Instituto Legado, é dedicado a desenvolver um profissional habilitado a trabalhar tanto no início quanto na expansão de projetos sociais e socioambientais.

O profissional irá atuar em corporações, criando e gerenciando projetos em Start-ups, em Organizações da Sociedade Civil (associações ou fundações), entidades governamentais e instituições de ensino que visem o impacto socioambiental positivo.

Objetivo do curso:  Contribuir para a formação de líderes de transformação social e socioambiental, empreendedores ou intraempreendedores, por meio da experiência construída pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social.

Almeja-se que estes líderes possam expandir o impacto social de suas atividades de Especialização em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais: inovação e impacto socioambiental de forma perene e sustentável, seja por meio de organizações sociais, negócios sociais, governos ou instituições de ensino.

Público-alvo: Pessoas com graduação em qualquer área do conhecimento, que já trabalham ou pretendem trabalhar em organizações do terceiro setor, negócios sociais, governos, start ups, instituições de ensino e pesquisa, entre outros.

Duração: 12 Meses

Carga Horária: O curso de 360h será oferecido na modalidade a distância, com atividades de experimentação prática em campo.

Próxima Turma: Início em 18-03-2019

Turmas 2 vezes ao ano.

ESCOLHA A FORMA DE INGRESSO NO CURSO

A

Contratação Padrão:

Valor Total do Curso: R$ 4.909,00

Taxa de Matrícula: R$ 289,00

Mensalidades: R$ 330,00 (14 mensalidades)

Mensalidades com Desconto Pontualidade*: R$ 289,00
(14 mensalidades)

* Para ter direito ao Desconto Pontualidade a mensalidade deve ser paga até o dia 05 de cada mês.

VALORES PROMOCIONAIS

B

Pagamento à Vista Com Desconto:

Valor Total do Curso: R$ 3.901,50

– UM ÚNICO pagamento para todo o curso.
– 10% de desconto sobre o valor do curso com desconto pontualidade.
C

Pagamento Mensal Recorrente

Valor Total do Curso: R$ 4.118,50

Taxa de Matrícula: R$ 274,55

Mensalidades: R$ 274,55 (14 mensalidades)

– 5% de desconto sobre o valor do curso com desconto pontualidade.
– Exclusivo para pagamento mensal por cartão de crédito. Não compromete o limite do cartão.

Tendo em vista as percepções, habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social, estão dentre os temas do curso: inovação social, aspectos jurídicos, advocacy, comunicação e marketing, captação de recursos, planejamento estratégico e gerenciamento de projetos.

Por meio de um ambiente virtual dinâmico e inovador, apresentamos diversos conceitos, métodos, ferramentas e exemplos para que os alunos possam colocar em prática projetos de alto impacto social.

O aluno será estimulado a interagir em ambientes onde se desenvolvam projetos de empreendedorismo social (organizações sociais, institutos, fundações, negócios e empresas sociais, governos, instituições de ensino) que atuem em sua comunidade de maneira a realizar suas práticas pedagógicas.

O curso está organizado em 6 disciplinas de 58h cada, acrescidos de 12h para a orientação e realização do Trabalho de Conclusão de Curso.

Os módulos são:

Encontro Inaugural: (online)

  1. Empreendedorismo Social como Movimento Transformador Massivo e sua Contextualização Histórica, Conceitos e Tipologia.
  2. Design e Modelagem de Organizações e Negócios Sociais
  3. Planejamento, Estruturação Jurídica e Gerenciamento de Organizações e Negócios Sociais

Segundo Encontro: (online)

  1. Comunicação, Marketing e Captação de Recursos para Organizações e Negócios Sociais
  2. Avaliação e Mensuração de Impacto de Organizações e Negócios Sociais
  3. Políticas Públicas, Advocacy e Intervenção na Comunidade para Organizações e Negócios Sociais

Entrega Trabalho Final

Encontro Final: (online)

 

Conheça a Ementa Completa abaixo:

Empreendedorismo Social como Movimento Transformador Massivo e sua Contextualização Histórica

– Conceitos e Tipologia: ideia do empreendedorismo social
– O empreendedor na economia clássica (homo aeconomicus)
– A virada ética e o conceito de empreendedor social
– Fatores que impulsionam o empreendedorismo social como conceito Transformador
– Desenvolvimento sustentável e empreendedorismo social
– Movimento transformador massivo
– Empreendedorismo social e inovação social
– Setores da sociedade (primeiro, segundo e terceiro setores)
– Os negócios sociais e negócios de impacto
– Tecnologias sociais
– Advocacy
– Movimentos sociais
– Inovação social no âmbito do movimento de empreendedorismo social
– O intraempreendedor social.

Design e Modelagem de Organizações e Negócios Sociais

– Estágios de inovação
– Design Thinking: o processo e os valores envolvidos
– Etapas do processo de design thinking (inspiração; ideação; prototipagem e modelagem)
– O Canvas de iniciativas de impacto socioambiental
– Sustentação de modelos de soluções.

Planejamento, Estruturação Jurídica e Gerenciamento de Organizações e Negócios Sociais

– Diretrizes e princípios estratégicos do planejamento
– A análise do ambiente interno e externo
– Formulação estratégica
– Desdobrando as estratégias
– Controle do processo estratégico
– Projeto de desenvolvimento socioambiental (ciclo de vida de gestão de projetos; planejamento macro do projeto; execução; monitoramento e prestação de contas)
– Aspectos transversais do gerenciamento do projeto
– Formação de equipes em iniciativas de impacto socioambiental
– Empreendedorismo coletivo
– Modelos jurídicos de organizações (associação e fundação)
– Modelos jurídicos de negócios sociais
– Títulos e qualificações jurídicas das organizações sem fins lucrativos (OS; OSCIP; CEBAS)
– Marco regulatório das organizações da sociedade civil (remuneração de dirigentes; benefícios tributários).

Comunicação, Marketing e Captação de Recursos para Organizações e Negócios Sociais

– As diferenças entre marketing e comunicação
– Os elementos do composto de marketing
– Ferramentas de comunicação
– Marketing de relacionamento
– Marketing digital
– Planejamento de comunicação passo a passo
– Captação de recursos (incentivos fiscais; recursos livres e fundos internacionais)
– Financiamento aos negócios sociais (capital semente, fundos de venture capital, crowdequity)
– Estruturação da área de captação de recursos.

Avaliação e Mensuração de Impacto de Organizações e Negócios Sociais

– Conceito de avaliação de impacto
– Como avaliar e mensurar impacto
– Definição dos objetivos (por que; para quem; o que)
– Definição inicial dos indicadores de impacto
– Definição da metodologia de avaliação
– Mensuração e análise

Advocacy e Influência de Políticas Públicas para Organizações e Negócios Sociais

– Conceito de advocacy
– A necessidade de construir estratégias para influenciar o Estado
– Primeiros passos na criação de estratégias de advocacy
– Passo 1: levantamento e priorização de questões
– Passo 2: pesquisa e análise
– Passo 3: definição dos objetivos
– Passo 4: estudo dos ativos: necessidades e riscos
– Passo 5: identificação dos atores impactados
– Passo 6: gestão de partes interessadas
– Passo 7: engajamento da sociedade civil
– Passo 8: lobby
– Passo 9: refinamento da mensagem e da estratégia
– Passo 10: controle, monitoramento e avaliação
– Intervenção comunitária e sua gestão.

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Coordenação do curso: Equipe Pedagógica do Instituto Legado de Empreendedorismo Social

Corpo docente:

Prof. Dr. James Marins – Pós-Doutor Universitat de Barcelona (ES)

Profe. Me. Morgana Martins Krieger – Mestre em Administração Pública pela UDESC

Profe. Me. Liza Valença Ramos – Mestre em Políticas Públicas pela Universität Erfurt (DE)

Profa. Me. Ester Pepes Athanásio de Matos – Mestre em Comunicação UFPR

Profa. Dra. Mari Regina Anastácio

Profa. MSc. Alexandra Meira

Profa. MSc. Bárbara Basso

Profa. Esp. Fernanda Andreazza

Prof. Esp. Alexandre Schmidt Amorim

Profa. MSc. Alessandra Gerson Saltiel Schmidt

Prof. Dr. Paulo R. A. Cruz Filho

Por meio de um ambiente virtual dinâmico e inovador, o aluno terá a oportunidade de conhecer diversos conceitos e métodos para gestão de projetos e organizações de impacto, para solucionar problemas socioambientais. O aluno atua como protagonista, responsável pelo processo de construção do seu conhecimento. Há um forte estímulo ao reconhecimento dos problemas do mundo atual (tanto global quanto regional), tornando os alunos capazes de intervir e promover transformações necessárias na realidade em que estão inseridos. Para isso, são propostas atividades para desafiar os alunos a irem para prática, além de debaterem temas relevantes com especialistas do assunto. Existem três tipos de atividades e desafios, elaborados de acordo com cada perfil de aluno (nível Essencial, de Aprofundamento e de Impacto), mas que conduzem os alunos à entrega de projetos factíveis.

Cada módulo é composto por 3 vídeo-aulas (Prosa Conceitual) e 2 debates (Pauta de Impacto) em formato inovador e com alta qualidade artística. Além disso, a curadoria de conteúdo é personalizada e elaborada por profissionais com grande experiência e vivência na área de impacto social. Esse conteúdo é autoral e inovador – escrito em livro pelos próprios professores do curso – com rotas de aprendizagem focadas em projetos práticos. Por fim, a metodologia de Mentoria é construída por especialista em liderança e voltada para a criação e ampliação de impacto social global.

A avaliação dos participantes visa identificar necessidades adicionais de aprendizagem para a constituição das competências pretendidas. Para isso, serão utilizados procedimentos focados no contexto e na prática profissional e que forneçam indicadores dos resultados da aprendizagem. Ao final do curso, o aluno deverá estar apto a entregar um projeto final de impacto social.

O Instituto Legado é o parceiro produtor do conteúdo da Pós-Graduação em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais.

Assista o vídeo abaixo e conheça o Instituto Legado:

CURSOS SEMELHANTES

Ficou interessado em algum curso? Fale conosco!